Centro de excelência em serviços de saúde, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), figura na 19ª edição do ranking Campeãs da Inovação, que contempla as 50 empresas e instituições mais inovadoras do Sul do país. O levantamento é assinado pelo Grupo AMANHÃ e IXL-Center, centro para inovação, excelência e liderança, de Boston (EUA), referência mundial na investigação das melhores práticas de gestão da inovação. A distinção será entregue nesta sexta-feira, 14, em Porto Alegre, com transmissão pelo YouTube, a partir das 10h.
“O princípio da inovação esteve e está presente no dia a dia do Dona Helena desde a sua fundação. O hospital trabalha para aprimorar seus processos, criando soluções, desenvolvendo novos serviços, buscando soluções inovadoras em um cenário cada vez mais competitivo”, sustenta o diretor geral da instituição José Tadeu Chechi. No evento, Chander Turcatti, gerente de inovação do Dona Helena, participa de painel intitulado “Empresas que inspiram”, relatando a experiência do hospital em torno do tema.
“Essa conquista se deve ao trabalho que vem sendo realizado junto ao ecossistema de inovação, em Santa Catarina e em todo o Brasil, e à confiança da direção do Dona Helena, que permite a experimentação motivada por resultados flexíveis”, sublinha Turcatti. Aberto em agosto de 2022, o InovaDona, centro de inovação do hospital, consolidou a estratégia já conduzida pela instituição. “Somos um hospital que avança em consonância com a necessidade de inovação em saúde da nossa cidade e do nosso estado.”
No momento, segundo o gestor, há 43 iniciativas rodando na esteira de inovação do centro, e 38 foram entregues, ao longo destes 11 meses de operação. Validadas pelo cenário de tecnologias emergentes, as inovações estão voltadas às áreas de Inteligência Artificial, genética, robótica (humanoide, cirúrgica e exoesqueletos), blockchain, impressão 3D, RV, Big datas e ciência dos materiais, além da qualificação de pessoas e de processos. “Há uma diferença significativa entre a inovação de produtos e de serviços. Inovar em serviços é um desafio grandioso, pois precisamos conectar no propósito das pessoas”, afirma Turcatti.