Com a tradição e a confiabilidade do Hospital Dona Helena, o Endogastro – setor do hospital com serviço de Endoscopia, Gastroenterologia e Hepatologia é referência no diagnóstico e no tratamento de doenças digestivas, contemplando todos os exames e procedimentos gastro em Joinville.
Procedimentos
Realizados em salas cirúrgicas adequadas às normas da Anvisa, os procedimentos de Endoscopia Diagnóstica realizados atualmente são:
Diretor Técnico
Dr. Paulo Marcelo Nascimento da Silva Mafra
CRM-SC 6205
Serviço de Endoscopia Digestiva
Segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 19h
Telefone: (47) 3451-3386
Endereço: Rua Blumenau, 123 – 9º Andar do Centro Clínico
Serviço de Gastroenterologia
Segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 19h
Telefone: (47) 3461-8374
Endereço: Rua Blumenau, 123 – 9º Andar do Centro Clínico
Indicado para diagnosticar doenças das vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos e o canal pancreático principal. É utilizado para tratar cálculos, obstruções das vias biliares e outros possíveis problemas do sistema digestivo.
Preparo:
Exame endoscópico destinado ao diagnóstico de doenças do reto, cólon (intestino grosso) e do íleo terminal (intestino delgado). Permite a realização de biópsias e a remoção de pólipos (polipectomia).
Orientações:
Preparo:
Nos 3 dias que antecedem o exame:
Véspera do exame:
Exame endoscópico destinado ao diagnóstico de doenças do esôfago, estômago e duodeno. O procedimento é utilizado para constatar possíveis anormalidades e oferecer um diagnóstico mais preciso aos médicos e pacientes.
Preparo:
Manometria do Esôfago
Indicado para diagnóstico de doenças motoras do esôfago.
Preparo:
Ph-Metria de Esôfago de 24 horas
Indicado para diagnosticar doenças do refluxo gastroesofágico.
Preparo:
Exame endoscópico destinado ao diagnóstico de doenças do reto e sigmoide (parte final do intestino).
Preparo:
A biópsia consiste na retirada de fragmentos de tecido para estudo patológico e bacteriano, sendo feita sempre que solicitada pelo médico assistente ou indicada pelo endoscopista. Após estudo pelo médico patologista, permite o reconhecimento do tipo de lesão (inflamação, tumor).
Como parte da investigação diagnóstica, o serviço realiza biópsias do fígado, sob orientação ultrassonográfica.
Nos casos indicados, com o objetivo de melhorar a drenagem dos diversos segmentos do aparelho digestório, utilizamos próteses plásticas e metálicas, autoexpansíveis ou não.
Como o nome indica, o procedimento tem como objetivo dilatar segmentos do tubo digestivo que tenham um tamanho reduzido (denominadas estenoses). Essa diminuição do calibre habitual pode resultar de alterações do desenvolvimento do indivíduo (causas congênitas), de doenças naturais (neoplásicas e não neoplásicas) ou devido a intervenções médicas (causas iatrogênicas).
Para pacientes que têm dificuldade para ingerir alimentos, o procedimento realiza a colocação de um tubo de alimentação diretamente para o estômago. Esse método costuma ser empregado no tratamento de distúrbios de deglutição, acidente vascular cerebral, neoplasias de cabeça e pescoço, entre outras alterações no trato gastrointestinal.
A opção mais indicada para o tratamento das varizes do esôfago, realizando também a prevenção da ruptura de vasos, o que evita quadros de hemorragia digestiva e sangramentos causados por uma ruptura.
Procedimento com a finalidade de tratar as varizes gástricas por via endoscópica. Quando se rompem, esses vasos calibrosos provocam sangramento digestivo de grande volume; por isso a necessidade de tratamento.
Nos casos onde há dificuldade para passagem de sonda, podemos realizar o procedimento por via endoscópica.
Retirada de pólipos, lesões subepiteliais, tumores etc.
Dúvidas: entrar em contato pelo telefone (47) 3451-3386.
Indicada como procedimento preparatório para cirurgias de redução de estômago e para a reeducação alimentar de pacientes com obesidade moderada, a técnica de colocação do balão inflável aumenta a sensação de saciedade dos pacientes, diminuindo o apetite e a ingestão de alimentos. Trata-se de um procedimento simples, e sua retirada é feita entre quatro e seis meses.