Centro de excelência em serviços de saúde, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), mantém parceria com a distribuidora Medlive, de produtos médico-hospitalares, em campanha de logística reversa. Materiais descartáveis não vão para o lixo – voltam à empresa fornecedora para reaproveitamento. Em troca, a Medlive doa bicicletas, que são sorteadas entre os funcionários da instituição. Neste ano, já são 27 contemplados.
A campanha tem por desafio incentivar a qualidade de vida e despertar as equipes para pensar e analisar os processos que vivenciam diariamente, identificando oportunidades de melhoria.
O diretor geral do Dona Helena, José Tadeu Chechi, frisa que a logística reversa integra um contexto voltado à sustentabilidade que precisa fazer parte do dia a dia de instituições de saúde. Na mesma linha, ele lembra que o hospital está concluindo seu inventário de pegada de carbono, que será submetido em setembro aos órgãos regulamentadores. “Essas são preocupações fundamentais em todos os níveis de nossa gestão”, reforça o executivo.
A ideia de aderir à campanha da Medlive entrou no hospital pela porta da área de Suprimentos. “Toda a equipe imediatamente se engajou ao projeto, pois, com a coleta de determinados itens, haveria o reaproveitamento dos materiais e recursos já existentes, além da premiação oferecida pela parceira como estímulo adicional”, explica Adriana Kreutzfeldt, analista da área.
Diretor administrativo-financeiro da Medlive, Fernando Theisen observa que, desde que a empresa iniciou a campanha, em 2016, já distribuiu mais de 400 bicicletas entre os clientes que aderiram à ideia. Ao enviar à Medlive o material reciclável, cada empresa vai somando pontos e se habilitando a receber os brindes.
Logística reversa é o conjunto de ações que envolvem o sistema de coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo. O principal objetivo é aumentar a eficiência no uso de recursos naturais por meio do incremento nos índices de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais. Em outras palavras, trata-se do retorno de materiais já utilizados ao processo produtivo, reduzindo desperdício e visando à preservação do meio ambiente.