image chatbot

Blog
Dona Helena

Programa Entre&Laços admite novos funcionários no Hospital Dona Helena

Objetivo é investir na capacitação de pessoas com deficiência

Lançado em abril, o programa Entre&Laços, do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), conclui o primeiro ciclo com a admissão de dez novos funcionários que passaram pelo processo de seleção. O foco é preparar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de atuação, e construir uma cultura inclusiva com a presença desses profissionais. O grupo já passou pela integração, e, a partir de agora, assume as vagas abertas em diferentes áreas, como Nutrição, Medicina do Trabalho, Laboratório de Análises Clínicas, Recursos Humanos e Hotelaria.

Durante seis meses, os novos funcionários cumprem expediente reduzido, de quatro horas. Será uma jornada de inclusão na qual, além das tarefas diárias nos setores, terão capacitação, com conteúdos voltados ao desenvolvimento profissional e encontros de acompanhamento com assistente social e lideranças – tudo para garantir a melhor adaptação possível ao trabalho. “A ideia é determinar, com a participação de cada um, quais os compromissos e as expectativas de evolução na atividade”, explica Aline Cristine Nascimento, coordenadora do programa, sublinhando que essa etapa terá, também, o envolvimento das famílias, para reforçar a rede de apoio individual.

A própria Aline, que atua na área de RH, revela que o desafio de liderar o programa trouxe um intenso aprendizado, profissional e pessoal: “Entendi que, ao final de cada etapa concluída, existe o início de uma nova experiência. Quando penso que já sei um pouco sobre o tema da inclusão, descubro que ainda há muito o que aprender, pois cada ser humano é único e proporciona novos conhecimentos”.

Formada em Recursos Humanos, Rafaela Rossi Teodoro encontrou, no Dona Helena, a primeira oportunidade para atuar na sua área de formação, como auxiliar de RH no setor de Desenvolvimento de Pessoas. “Embora já tenha tido outras experiências profissionais, o que me proporcionou outros aprendizados, não encontrava oportunidade no mercado devido à falta de experiência. Com o programa, posso exercer minha função e aprender a cada dia a importância do trabalho em equipe, a dedicação, e principalmente meu desenvolvimento profissional”, avalia Rafaela.

Junto com ela, foram admitidos pelo programa: Amanda Schultz, Anne Caroline de Carvalho, Bethânia Westephal, Jéssica Dinkoski, Maria Eduarda Goulart, Roger da Rosa, Sebastião Bragança, Thiago Tomio e Victor Hugo Silva.

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Barbosa – CRM-SC 3379