Um dos maiores desafios da cardiologia, segundo a análise da própria Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é reduzir os óbitos por doenças cardíacas.
Conforme a entidade, no Brasil, 14 milhões de pessoas sofrem algum tipo de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.
Uma das mais impactantes, como o infarto, são responsáveis por mais de 30% das mortes no país. Ao todo são cerca de 380 mil óbitos todos os anos no Brasil.
A cardiologista do Hospital Dona Helena, Ana Carolina Noronha Campos Berbel, alerta para o estresse e a alimentação de produtos com altos teores de gordura e açúcar, que refletem negativamente na saúde do coração, além do excesso de peso.
“A obesidade é o início de várias doenças, como a hipertensão, com colesterol alto, diabetes porque esses são fatores de risco que podem resultar em infarto ou Acidente Vascular Cerebral. Tudo na vida é equilíbrio, com práticas de atividades físicas regulares, porque os fatores de risco à saúde cardiovascular estão no nosso dia-a-dia”, reforça a médica Ana Carolina
Assista ao vídeo com as dicas da médica sobre cuidados com o coração.