A partir de fevereiro, o Hospital Dona Helena oferece mais um serviço para seus pacientes. O Ambulatório de Reumatologia atenderá consultas agendadas e realizará procedimentos indicados para determinadas patologias. O médico reumatologista Emilio Weingraber será o responsável pelo setor.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as doenças reumáticas atingem cerca de 12 milhões de brasileiros, sendo a segunda causa de gastos com auxílio saúde no país. Mesmo tendo maior incidência nos idosos, as patologias podem atingir diversas idades.
Para o hospital, o ambulatório traz a possibilidade de diagnosticar e tratar doenças reumatológicas com o objetivo de evitar desfechos ruins como deformidades articulares, disfunção de órgãos, além de criar uma nova opção para a comunidade joinvilense.
As consultas serão realizadas no setor e procedimentos como infiltrações articulares e periarticulares e biópsias no Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA), de acordo com a necessidade de cada caso.
“As doenças reumatológicas são diversas com sintomas que englobam desde queda de cabelo e ressecamento dos olhos até acometimentos graves em órgãos vitais. Porém, sem dúvida, a principal queixa que traz o paciente à consulta é a dor que, em geral, é crônica e pode acometer diferentes partes do corpo”, explica o médico. Tais sintomas podem estar associados ainda à edema articular (“inchaço nas juntas”), lesões de pele, fraqueza muscular, insônia, depressão, entre outros.
O Ambulatório de Reumatologia fica no primeiro andar do Centro Clínico.