O Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), foi eleito no prêmio Excelência em Saúde 2020, do Grupo Mídia, em homenagem à sua atuação na última década, pelo conjunto de sua história centenária e sua relevância para a saúde brasileira.
O evento de premiação será online: acontece no dia 22 de outubro e será transmitido no canal do Youtube do Grupo Mídia e em sua página do Facebook. O Dona Helena também será destaque na publicação Healthcare Management.
A premiação, criada em 2013, visa homenagear as instituições de saúde que mais se destacaram no Brasil. Os ganhadores são eleitos por ações como investimento em infraestrutura e em melhor atendimento ao paciente; conquistas de acreditações e prêmios; atuação quanto à sua responsabilidade socioambiental; inovação e tecnologia; transparência e compliance; ensino e pesquisa, etc.
“Receber este prêmio, como destaque da década, enaltece o trabalho de todos e renova nossa energia para continuar fazendo sempre o melhor. Nossos funcionários, médicos e parceiros são profissionais de excelência, tendo como referência o equilíbrio entre atendimento, conhecimento, tecnologia e humanização”, frisa o diretor geral José Tadeu Chechi.
“Ao longo de 104 anos, o Dona Helena cresceu, de forma sustentável, junto com Joinville. Enfrentamos os desafios com planejamento, otimismo e determinação. Seguimos, agora mais motivados, na missão de prover sempre o melhor cuidado a cada paciente, agregando valor e humanização a uma prática clínica integrada ao ensino e à pesquisa”, frisa.
Uma década de crescimento sólido, valorizando a vida
Um dos maiores desafios da última década está sendo o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Chechi avalia que a equipe do Dona Helena, integrada por 870 profissionais, enfrentou bem a situação até aqui, sem caso grave de Covid-19 no próprio quadro. “Nenhum funcionário nosso precisou de internação por Covid-19”, diz o diretor geral do hospital, que passou a oferecer serviço psicológico especial para os colaboradores lidarem melhor com o trabalho frente ao novo coronavírus e continuou investindo para aprimorar o atendimento em geral — como a criação de ambulatórios especializados em otorrinolaringologia e cabeça e pescoço.
Nos últimos dez anos, o Hospital Dona Helena também se destacou ao receber a certificação “Joint Commission International”, atestando a segurança e qualidade da assistência em saúde. “Ainda inauguramos um novo prédio, de 26 mil m², ampliando nosso parque tecnológico com aquisição de novos equipamentos, aumentando, assim, nossa área de atuação e, consequentemente, oferecendo mais possibilidades de tratamento aos pacientes”, evidencia o diretor geral.
Recentemente, o Hospital Dona Helena também foi destaque em qualidade de atendimento, pelos critérios do Net Promoter Score, NPS, metodologia criada pelo norte-americano Fred Reichheld, para medir o grau de satisfação e fidelidade de clientes das empresas e instituições. O índice de 70%, conquistado pelo hospital, é considerado zona de qualidade para instituições de saúde.