Confira o pronunciamento do diretor geral do Hospital Dona Helena, José Tadeu Chechi, no evento que marcou a inauguração do InovaDona, espaço de inovação instalado junto ao Ágora Tech Park, em Joinville.
“Nas mais diversas áreas, vemos exemplos de empresas visionárias que, além da excelência em suas atividades, procuram gerar impactos mais amplos para o país e a sociedade. No campo das instituições de saúde, isso significa proporcionar o melhor cuidado para seus pacientes e liderar iniciativas que ajudem a superar os imensos desafios que temos no Brasil, como as desigualdades no acesso à saúde e a estrutura de recursos disponíveis nas diferentes regiões.
Mais do que boa vontade, caminhar nessa direção exige ações consistentes e um sólido modelo de planejamento estratégico. Entendemos que a inovação precisa permear todos os processos da instituição, e não somente focar na área de tecnologia ou assistencial – queremos, por meio das possibilidades trazidas pela inovação, aprimorar processos, pessoas e a experiência de nossos pacientes.
Somos uma instituição de 106 anos, mas que tem a inovação em seu DNA e em sua cultura organizacional – mesmo que, lá atrás, ainda não a identificássemos como inovação. Sempre buscamos o pioneirismo em nosso segmento, trabalhando arduamente para conquistar as certificações que validassem nosso padrão de qualidade, a exemplo da ISO 9001: fomos o primeiro hospital do país a adaptar as normas da indústria para a área de saúde. Durante longos anos, nos preparamos para conquistar a acreditação pela JCI, uma das mais rígidas certificações na área da saúde no mundo, que validou internacionalmente a qualidade e segurança do nosso cuidado.
A inquietação é o que inspira esta jornada. Por isso, decidimos estruturar nossos processos de Inovação. Nasce o InovaDona, com estratégia de inovação fundamentada em um propósito único de promover a boa saúde no país, com mapeamento de tendências, conectando-as a uma rede de especialistas. Com essa nova frente, poderemos promover e fomentar ainda mais a inovação e o empreendedorismo em todos os níveis de atuação dos hospitais, gerando melhorias e novos negócios.
Este movimento visa acompanhar o cenário de transformações vivido pelo setor de saúde e pela sociedade, de modo geral. Precisamos continuar oferecendo soluções inovadoras para atender às necessidades do paciente em relação aos nossos serviços, destacando que, nesse contexto, a aproximação com as startups é um elemento importante na concepção de novas tecnologias. O hospital trabalha para aprimorar seus processos, criando soluções, desenvolvendo novos serviços, buscando respostas inovadoras, em um cenário cada vez mais competitivo.
Com objetivo de fomentar ainda mais a inovação na saúde, o Hospital Dona Helena une-se à Bossanova Investimentos, a venture capital mais ativa da América Latina, para lançar um comitê que vai investir em startups B2B, em busca de novas soluções para o setor da saúde. Comitê, este, que já é uma realidade, pois o próprio Dona Helena é o investidor e já realizou o primeiro aporte no fundo Pool Health Tech 2.
A parceria com a Bossanova é vinculada ao eixo de protagonismo, do modelo de inovação criado pelo InovaDona, que tem como objetivo atuar na alta complexidade da instituição e nas demandas do mercado para ações em saúde. Com essa nova frente, poderemos promover e fomentar ainda mais a inovação e o empreendedorismo em todos os níveis de atuação dos hospitais.
Convido a todos, então, para se unirem ao Dona Helena e Bossanova neste desafio de construir oportunidades para um futuro melhor.”