Transferência interna
Sempre que for necessária a transferência do paciente para outra unidade ou setor, ele deverá liberar o apartamento ou leito ocupado imediatamente, junto ao acompanhante, levando consigo todos os pertences.
Nos casos de retorno do paciente para uma unidade onde já esteve, o leito ou apartamento disponibilizado não será necessariamente o mesmo ocupado anteriormente.
Transferência externa
A transferência externa será realizada por desejo do próprio paciente ou de seus familiares, e somente ocorrerá mediante liberação médica e contato com o hospital de destino, que deverá informar que está de acordo com a transferência e apresentar o nome do médico que receberá o paciente. A família do paciente é responsável pela reserva do leito no outro hospital, bem como pelo transporte do paciente, com ou sem autorização do convênio de saúde.
A transferência para outro hospital também poderá ocorrer caso haja a necessidade de atendimento ou procedimento específico que o Hospital Dona Helena não disponha no momento. Nesse caso, a responsabilidade do encaminhamento e transporte do paciente é do Dona Helena.
O procedimento da transferência é registrado em prontuário, mencionando a concordância dos familiares e a ciência deles sobre riscos, quando for o caso.
Alta hospitalar e pagamento
Alta contra indicação médica
Os pacientes ou seu responsável legal têm o direito de solicitar a alta contra indicação médica, devendo, para isso, solicitar o formulário específico ao Enfermeiro Coordenador da Unidade ou ao Enfermeiro Supervisor, responsabilizando-se pelas circunstâncias adversas que possam acontecer.