Visita religiosa
O apoio espiritual ao paciente sempre foi de grande importância dentro do Hospital Dona Helena, que mantém um grupo de Agentes Solidários Espirituais orientados por uma capelã hospitalar.
Entendemos a importância para o paciente em também receber a visita de um agente religioso da sua comunidade quando solicitado.
Lembre-se:
- O agente religioso não entra na conta do número de visitantes, podendo subir para o quarto do paciente independentemente do número de visitas que este tiver no momento.
- Acesso privilegiado quando solicitado para atendimento em caso de óbito iminente ou necessidade especial sinalizada pela equipe multidisciplinar.
- O horário de acesso é das 8h às 20h.
- As visitas nas UTIs deverão evitar os horários de visita dos familiares. Aguardar a liberação por parte da equipe médica, podendo ocorrer espera.
O religioso deverá se identificar na recepção central com documento de identificação com foto juntamente à credencial oficial de sua congregação, ou ter feito a solicitação de cadastramento antecipadamente no formulário abaixo.
Orientações fundamentais:
- Foque a visita no seu ente. É proibido estender a visita religiosa aos demais pacientes sem ser chamado ou sem ser identificado novamente para a outra visita. Observe a norma do silêncio; mantenha seu tom de voz de forma a não interferir com o paciente ao lado.
- Faça a higienização das mãos antes de qualquer contato com o paciente e na hora de ir embora.
- A cama, o criado-mudo, as tomadas e outros objetos do quarto são de uso exclusivo do paciente e devem ser manipulados apenas pela equipe de saúde e familiares.
- O banheiro é de uso exclusivo do paciente. Caso necessite, pergunte para a enfermagem qual banheiro você poderá utilizar.
- Preze a privacidade do paciente durante qualquer procedimento da equipe de saúde.
- Traga boas palavras, mensagens de ânimo e esperanças para o paciente e seus familiares.
- Não traga alimentos nem flores, pois estes podem contribuir com a disseminação da infecção hospitalar. Materiais impressos, desde que em boas condições de higiene, poderão ser entregues exclusivamente ao paciente visitado. Materiais deixados em áreas comuns serão descartados.
- O paciente precisa de descanso para se recuperar; uma boa visita deverá durar no máximo 20 minutos.
Importante:
1. Em caso de pacientes em isolamento, consulte a equipe de enfermagem para orientações específicas.
2. Queixas a respeito de visitas inadequadas ou do não cumprimento das orientações acima resultarão no descredenciamento do religioso.
Programa de Humanização
Capelania Hospitalar