No dia 27 de julho será lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, uma data de destaque na área da oncologia por conta do Julho Verde, um mês dedicado a conscientização sobre a doença e prevenção da doença.
O cirurgião, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, Agnaldo José Graciano, do OncoCenter Dona Helena, serviço de oncologia do Hospital Dona Helena, enfatizou ao programa Cotidiano desta segunda-feira (25) que um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos desse tipo da doença, particularmente para aqueles que surgem na boca, faringe e laringe, causando uma perda significativa da qualidade de vida durante e após o tratamento, na maioria dos casos, como sequelas funcionais e psicológicas.
A campanha Julho Verde acontece no Brasil há 6 anos, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. O objetivo principal é reforçar as ações e evidenciar a importância de as pessoas manterem uma boa saúde geral. Com o slogan ‘Desperte a Esperança, Venha para o Julho Verde’, a SBCCP reconhece o abalo da saúde emocional no paciente e como isso reflete no tratamento do câncer.
Confira a entrevista no link.