image chatbot

Unidade de Saúde Mental (USM)

A Unidade de Saúde Mental (USM) do Hospital Dona Helena, que integra a estrutura da entidade, é composta pelos seguintes serviços:

  • Ambulatório de Psiquiatria;
  • Emergência, com atendimento 24 horas;
  • Unidade de Internação.

A área reservada à internação, inaugurada no ano de 2022, é um ambiente que corresponde às demandas dos novos tempos.

Desmistificando conceitos e preconceitos em relação ao trato, manejo e administração clínica relativa à internação psiquiátrica, o hospital amplia o seu olhar e presta excelência ao acolhimento dos pacientes.

O local, planejado para potencializar os resultados do tratamento terapêutico, é assistido por uma equipe técnica altamente especializada e multidisciplinar* para a promoção da saúde de forma integral.

Com instalações confortáveis e seguras, o Dona Helena é o primeiro hospital privado da cidade a investir em uma ala de internação com esse foco, oportunizando aos pacientes e às famílias o reconhecido atendimento de valorização ao ser humano na sua própria comunidade.

(*) A equipe de profissionais em saúde conta com psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiros e técnicos.

Conheça os serviços da Unidade de Saúde Mental

Ambulatório de Psiquiatria
O Ambulatório de Psiquiatria presta atendimento em caráter eletivo para os pacientes que necessitam de acompanhamento com o médico psiquiatra.

Emergência
A emergência psiquiátrica do Hospital Dona Helena possui atendimento 24 horas.

Compreende-se por emergência psiquiátrica, os distúrbios que indicam alteração nos pensamentos, sentimentos, ações ou comportamentos.

O médico da equipe irá avaliar as condições clínicas que podem causar ou exacerbar as alterações comportamentais. Esse mesmo profissional, após avaliação, define a necessidade de encaminhar o paciente para uma investigação mais detalhada na Unidade de Saúde Mental ou, quando for o caso, autoriza a alta da emergência com orientação para continuidade do atendimento no ambulatório do hospital.

Internação
A Unidade de Internação oferece um caráter mais intensivo, com assistência integral especializada e cuidado humanizado a pacientes com idade igual ou superior a 14 anos.

A partir do momento da internação, tem-se à disposição uma equipe altamente preparada para atender as necessidades de saúde, em estrutura hospitalar moderna e confortável para contribuir com a recuperação do paciente.

Diariamente, a equipe segue um cronograma de atividades e, uma vez por semana, a equipe multidisciplinar de saúde mental se reúne para discutir os casos de todos os pacientes com transtorno mental do hospital.

O período de permanência na unidade de internação será definido pelo médico assistente, conforme avaliação diária e de acordo com a resposta do paciente ao planejamento terapêutico.

Terapia Ocupacional na Unidade de Internação
O principal objetivo da Terapia Ocupacional na Unidade de Internação é avaliar e capacitar – ou recapacitar – os pacientes a desempenharem as atividades da vida diária.

Os terapeutas ocupacionais alcançam esse resultado trabalhando para melhorar a capacidade dos pacientes exercerem as ocupações que eles querem, precisam, ou que se espera que façam, seja modificando a ocupação ou o ambiente para melhor apoiar a sua realização.

A grande contribuição da terapia ocupacional é maximizar o ajuste entre o que o paciente quer e precisa fazer, diante da sua capacidade de fazê-lo.

A funcionalidade refere-se às atividades diárias que as pessoas fazem, no desempenho dos seus papéis ocupacionais, nas famílias e junto à comunidade.

Ser capaz de “fazer” requer a integração de fatores internos, tais como a cognição, habilidades e condições de saúde, com aqueles externos ao indivíduo, como a cultura, a economia, os recursos, o ambiente físico e social do paciente.

Atividades terapêuticas
Diariamente, são realizadas atividades dirigidas e terapêuticas – em grupo e/ou individual – sob acompanhamento da equipe multiprofissional do Hospital Dona Helena.

  • Arteterapia
  • Atividades físicas
  • Banhos de sol
  • Momentos para reflexão religiosa na capela
  • Oficinas de saúde e autocuidado
  • Psicoterapia individual e em grupo

O que pode abalar a nossa saúde mental?
A rotina diária, hábitos de vida, fatores do ambiente doméstico, profissional ou social e herança genética podem abalar a nossa saúde mental.

Algumas ações que influenciam a qualidade da saúde mental são:

  • distúrbios de sono;
  • preocupação excessiva;
  • dificuldade para se concentrar;
  • sintomas físicos.

Para o último tópico, estendemos uma abordagem especial.

As doenças da mente manifestam sintomas no corpo físico. Essas alterações no corpo podem ocorrer como: dor de cabeça ou estomacal, tremores, palpitações, queda de cabelo, sudorese, vontade constante de urinar, entre outros.

Se isso já aconteceu com você, não ignore esse sinal de alerta!

Agende uma consulta e realize os seus exames com os médicos especialistas em saúde mental do Dona Helena, através do link: https://www.donahelena.com.br/agendaonline.

Atendimento

Ambulatório Psiquiatria

Segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 18h
Telefone: (47) 3451-3322
Endereço: Rua Blumenau, 123 – 7º andar do Centro Clínico Dona Helena

AGENDE SEU HORÁRIO
Diretor Técnico: Dr. Bráulio Barbosa – CRM-SC 3379