Segundo dados da Organização Mundial da Sáude (OMS), uma em cada cinco pessoas desenvolve algum tipo de câncer ao longo da vida.
Os avanços na área da medicina, com o apoio de técnicas e dados de pesquisas já realizadas, têm aperfeiçoado diversos métodos e terapias para o tratamento dos pacientes, assim proporcionando maior qualidade de vida.
Esse conteúdo apresenta tudo sobre o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa que permite a ampla disseminação de informações a respeito dessa patologia, que acomete mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.
É importante ressaltar que essa data, criada com o intuito de aumentar a conscientização sobre a doença, reserva objetivos voltados à prevenção e controle do câncer.
Trata-se de uma iniciativa global, organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo cita o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um órgão vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil.
Se você está se perguntando qual é o Dia Mundial do Câncer no ano de 2023, saiba que a data foi criada e estabelecida no ano 2000, por meio da Carta de Paris Contra o Câncer, e será no sábado, dia 04 de fevereiro.
Atualmente, estima-se que 7,6 milhões de pessoas vêm a óbito em decorrência da doença a cada ano, o que torna fundamental a oportunidade de divulgar dados atualizados.
O Dia Mundial do Câncer congrega diversos objetivos, configurando uma grande e significativa oportunidade para:
Esses objetivos são pautados pela possibilidade de educar a população mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos – em ampla escala – para que se mobilizem pelo controle, evitando milhões de mortes a cada ano.
O câncer é o nome que define um conjunto de mais de 100 doenças*, que guardam entre si a similaridade do crescimento desordenado das células, que acabam por invadir tecidos e órgãos.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas, determinando a formação de tumores, os quais podem se espalhar para outras regiões do corpo.
Assim, algumas características que diferenciam os tipos de câncer entre si, são:
(*) Diferentes tipos de câncer são conhecidos, pois correspondem aos vários tipos de células do corpo.
Embora não se conheça uma causa única para a ocorrência do câncer, sabe-se das causas externas, relativas ao meio do indivíduo acometido pela patologia, e as internas, de origem orgânica e, por vezes, hereditária, como características genéticas predeterminadas.
A prevenção é, sem dúvida, fundamental, em virtude do grande percentual de casos associados aos fatores externos, que chegam a até 90%.
Dessa forma, podemos descrever os seguintes fatores de risco para o desenvolvimento da doença:
Fatores internos
Fatores externos
O câncer, ou tumor maligno como é conhecido, é um conjunto de mais de 100 doenças que têm o crescimento desordenado das células, que se dividem rapidamente formando os tumores.
A causa da patologia tem diversas origens, incluindo fatores genéticos hereditários, a não manutenção de hábitos saudáveis – como a prática esportiva regular e uma dieta equilibrada -, além do consumo de drogas e a obesidade.
Por isso, realizar visitas regulares ao seu médico de confiança é um fator determinante para a prevenção e conhecimento do diagnóstico sobre a doença ainda em estágio precoce, fato que aumenta a chance de cura.
Contudo, você pode ter especial atenção ao aparecimento ou persistência dos seguintes sinais e sintomas:
Para os casos onde o diagnóstico é positivo, a medicina moderna oferece diversos tratamentos, inclusive experimentais, abordando a terapia medicamentosa e o uso de técnicas já tradicionais, como a radioterapia ou quimioterapia.
Contudo, pacientes acometidos pelo câncer confirmam, entre as maiores mudanças que o câncer proporciona, a valorização de coisas simples, ter mais fé e cultivar hábitos saudáveis.
Veja mais sobre as lições de vidas de pacientes nessa matéria.
Os cuidados paliativos compreendem a assistência de uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida ao paciente com diagnóstico positivo de câncer.
Trata-se de uma ação extensiva aos familiares e que integra todos os fatores que compõem a individualidade do paciente, partindo dos sintomas físicos e sociais, até o âmbito psicológico e espiritual.
Os cuidados paliativos devem incluir as investigações necessárias para o melhor entendimento e manejo de complicações e sintomas estressantes, tanto relacionados ao tratamento quanto à evolução da doença.
No Dia Mundial do Câncer: lembre-se de manter seus exames e consultas em dia!
O Hospital Dona Helena possui o Onco Center, uma área dedicada ao cuidado oncológico clínico e hematológico para crianças e adultos.
Para agendar a sua consulta, acesse aqui!