O setor de Emergência do Hospital Dona Helena teve melhorias no fluxo de atendimento de triagem.
Com o novo reordenamento de gestão desse acolhimento, as pacientes grávidas também passarão pela avaliação de classificação de risco na própria Emergência. Antes dessa mudança, as gestantes eram direcionadas para a triagem no Centro Obstétrico.
Para implantar esse novo processo, os enfermeiros do setor de triagem da Emergência passaram por uma série de treinamentos.
“Quando a gestante chegar, serão feitas as avaliações vitais, será medido o batimento cardíaco fetal, perguntado sobre a queixa da paciente, para depois dar o direcionamento adequado. Ou seja, vamos encaminhar para o setor de Obstetrícia uma paciente que já foi assistida”, explica o coordenador de Enfermagem da Emergência, Wendell Leme.
Para esse atendimento, as gestantes serão acolhidas numa sala especial, com equipamentos específicos para fazer a classificação de risco dessa paciente.
Serão cerca de 450 atendimentos relacionados à obstetrícia por mês que devem ser avaliados pelo setor de triagem da Emergência.
“Com essa mudança estamos reorganizando o pronto-socorro para prestar um atendimento com mais qualidade”, reforça Leme.
Além do pré-atendimento obstétrico, o setor de Emergência do Dona Helena também atende as áreas de Ortopedia, Pediatria, Cirurgia Geral para pequenos procedimentos e Clínica Médica.