Centro de excelência em serviços de saúde, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), conclui mais um ciclo de formação de trainees em enfermagem. O evento de formatura será no dia 31 de julho, com a apresentação do projeto de melhoria desenvolvido pelo grupo selecionado para o programa, no primeiro semestre. Quatro enfermeiros recebem certificados como trainees. Neste ano, o programa foi reformulado, para priorizar os profissionais internos com formação em Enfermagem que, até então, não haviam exercido a profissão, a fim de preencher novos postos de trabalho.
A gerente de Enfermagem Patricia Grabowske Correa elogia a dedicação dos participantes e agradece o envolvimento da equipe de instrutores e coordenações de Enfermagem em parceria com o Programa de Educação Continuada (PEC), Psicologia e Recursos Humanos. “Foi inspirador ver como todos abraçaram as oportunidades oferecidas no programa, um diferencial para as instituições preocupadas com a formação e retenção dos seus colaboradores.” Segundo ela, o objetivo é aprimorar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores recém-graduados em Enfermagem, além de identificar e reter talentos que possam contribuir para a busca de uma assistência segura, qualificada e humanizada.
A instituição abre dez vagas ao ano para a formação de enfermeiros trainees. Durante o ciclo, os participantes são acompanhados mensalmente por meio de encontros com o time de instrutores para garantir que as atividades propostas sejam cumpridas, assim como identificar oportunidades de melhoria e possíveis dificuldades. “O Dona Helena é reconhecido como uma instituição que investe para formar novos profissionais”, sublinha Patrícia, afirmando que alguns gestores do hospital iniciaram a carreira como enfermeiros, “motivo de muito orgulho”.
Os formandos são Marcos Laurett, Mayara dos Santos, Leticia Karoline Schmitz e Jessica Cristina da Veiga. O enfermeiro Marcos entrou no hospital em 2005, como técnico. Durante a pandemia, cursando faculdade de Enfermagem, conheceu as áreas de UTI e Emergência, o que despertou seu interesse no programa de trainee. “A experiência será um grande diferencial para minha trajetória profissional, atuando em um dos melhores centros de referência em saúde”, almeja Marcos