O Centro Cirúrgico do Hospital Dona Helena passa a contar com uma nova tecnologia para a realização de procedimentos, principalmente nas áreas de neurologia, coluna e otorrinolaringologia.
O Sistema de Visualização Robótica Zeiss Kinevo 900 chegou na primeira semana de janeiro de 2025 em Joinville. Esse moderno equipamento é produzido pela empresa alemã, Zeiss, líder internacional em tecnologia nas áreas óptica e optoeletrônica.
O Sistema de Visualização Robótica fornece imagens em alta definição, possui motores em todos os eixos, garantindo estabilidade no conjunto.
A ferramenta Point Lock proporciona movimentos precisos durante a operação. Além disso, essa tecnologia consegue recuperar as posições salvas durante os procedimentos, resultando em mais confiabilidade.
O aparelho oferece uma visualização ampla e precisa, com 100% dos detalhes anatômicos, além de reproduzir imagens tridimensionais.
Com as imagens ampliadas e mais definidas, é viável visualizar possíveis resquícios tumorais, identificar os cursos dos nervos faciais, por exemplo, e ajudar na inspeção das regiões da anatomia humana, que não são visualizadas diretamente por um microscópio cirúrgico.
O novo sistema começa a ser montado no Centro Cirúrgico na próxima semana. Com essa aquisição, o Hospital Dona Helena amplia a estrutura tecnológica de atendimento cirúrgico, que teve como referência a chegada do robô Da Vinci Xi, além da adoção tecnológica de realidade aumentada, com interação 3D, ambas inovações em atividade desde junho de 2024.
“Com certeza esse novo equipamento vai garantir maior segurança aos nossos cirurgiões, em procedimentos que exigem uma visualização maior de tumores e da anatomia dos pacientes. Dentro da nossa política de renovação do parque tecnológico, vai agregar muito valor aos procedimentos cirúrgicos”, destaca o diretor-geral do Hospital Dona Helena, José Tadeu Chechi.