image chatbot
Inclusão de Pessoas com Deficiência: conheça o programa Entre&laços do Hospital DonaHelena

Inclusão de Pessoas com Deficiência: conheça o programa Entre&laços do Hospital DonaHelena

O Programa Entre&laços de inclusão de pessoas com deficiência nasce para concretizar o trabalho do Hospital Dona Helena na direção da diversidade e da inclusão, já em desenvolvimento há anos por nossas
equipes.

O programa é uma iniciativa alinhada ao nosso propósito de promover o cuidado e o acolhimento de profissionais com deficiências, enquanto buscamos manter um ambiente de aprendizado e de geração de valor, tanto para a comunidade quanto para a instituição.

Descrição da imagem: Homem negro em cadeira de rodas, veste blusa branca por dentro de agasalho verde-escuro de botões e calça jeans azul-claro, está trabalhando em ambiente hospitalar com o próprio notebook no colo, para onde olha e sorri.

Por isso valorizamos ativamente a contratação de profissionais com deficiências, buscando eliminar quaisquer obstáculos a fim de celebrar a riqueza que a diversidade proporciona ao ambiente de trabalho.

A expressão “Entre” é um convite para que profissionais sintam-se parte de uma instituição que tem como compromisso preservar e valorizar a vida. Já o termo “Laços” simboliza a conexão junto a toda a equipe, pacientes e familiares, na promoção do ambiente realmente inclusivo, onde cada indivíduo tem a oportunidade de contribuir de forma significativa.

Formar laços é unir pessoas em torno de um propósito comum: a prática humanizada das profissões em saúde, de dentro para fora. Falar em inclusão e colocá-la em prática é falar sobre humanidades, no plural.

É nesse campo de trabalho incessante para tornar a instituição Hospital Dona Helena cada vez mais inclusiva que o Programa Entre&laços se estabelece.

Então, conheça mais a fundo esta iniciativa, os princípios que aborda, como funciona e como participar.

Objetivos do programa Entre&laços para inclusão de pessoas com deficiência

O programa Entre&laços do Hospital Dona Helena tem como objetivo central a inclusão de pessoas com deficiência, nas diversas frentes de trabalho e ação, no contexto do ambiente hospitalar.

E, assim:

  • Oferecer qualificação profissional em teoria e prática de serviços, preparando pessoas com deficiências para o mercado de trabalho, em profundidades diversas.
  • Construir uma cultura inclusiva com base em uma jornada de aprendizado, considerando todos os envolvidos no programa.
  • Fortalecer a empregabilidade, o desenvolvimento econômico e social de pessoas com deficiência na cidade de Joinville.
  • Aumentar o número de pessoas com deficiência no quadro de funcionários do Hospital Dona Helena, o que soma ao cumprimento da legislação de cotas.
  • Melhorar as condições de acessibilidade ao ambiente organizacional, como um todo.

Princípios do programa Entre&laços para inclusão de pessoas com deficiência

Os princípios do programa Entre&laços se resumem a estas frentes:

  • Foco nas habilidades e potenciais das pessoas com deficiências.
  • Respeito à condição da pessoa com deficiência e aos seus interesses.
  • Igualdade de oportunidades por meio da equidade e acessibilidade.
  • Estímulo ao protagonismo desses profissionais.
  • Relações inclusivas por meio do diálogo e apoio mútuo.
  • Parceria junto a comunidade.
Descrição da imagem: Mãos de várias pessoas em close se sobrepõem, uma dessas pessoas está usando blusa azul-claro de mangas compridas, pois percebe-se as mangas chegando aos pulsos. Imagem indica união, ideias e princípios comuns para a inclusão de pessoas com deficiência, no contexto do programa Entre&laços.

Como funciona o programa Entre&laços para inclusão de pessoas com deficiência

O programa ocorre em ciclos de 6 meses de duração, período no qual cada pessoa participante deve passar por aprendizado teórico-prático e trabalhar numa carga horária reduzida.

Nesse meio tempo, cada pessoa participante será acompanhada pelos setores de Recursos Humanos (RH), da Liderança onde vai atuar e do Comitê de Inclusão, colegiado preparado para acompanhar o andamento do percurso.

A cada ciclo o programa apresenta estas 7 etapas:

  1. Formação e de rede de apoio.
  2. Lançamento para os públicos interno e externo.
  3. Captação de oportunidades.
  4. Análise das oportunidades identificadas.
  5. Seleção dos participantes.
  6. Contratação e qualificação em serviço e acompanhamento.
  7. Avaliação dos participantes.

Assim, cada pessoa contará com um mentor-colega de área que terá o papel de auxiliar nas respectivas atividades atribuídas, apresentando metodologias e objetivos relacionadas a função de cada área de interesse.

Para saber como participar do programa, siga na leitura.

Como participar do programa Entre&laços para inclusão de pessoas com deficiência

Para participar do programa Entre&laços do Hospital Dona Helena, envie um e-mail para recrutamento@donahelena.com.br e solicite todas as informações sobre como se cadastrar no programa.

Outras dúvidas possíveis também podem ser endereçadas ao mesmo e-mail.

Entre e venha construir laços conosco!

Diretor Técnico: Dr. Bráulio Barbosa – CRM-SC 3379