O Hospital Dona Helena abriu as portas, durante este ano, para o desenvolvimento de Projetos Integradores do Centro Universitário Senai (UniSENAI) Campus Joinville, metodologia exclusiva da instituição de ensino. Foram realizados projetos com foco na excelência operacional e na mobilidade de pacientes em ambiente hospitalar. Fundamentados na ferramenta Lean Healthcare, os trabalhos auxiliam em recomendações para apoio e implementação dos conceitos de produção enxuta na jornada dos pacientes. O ciclo foi concluído em um evento que reuniu as duas instituições e os alunos participantes, no início desta semana.
Entre os projetos, destacam-se novas tecnologias, como uma cama que se transforma em cadeira de rodas sem a necessidade de retirar o paciente, além de propostas voltadas à gestão de serviços como nutrição, farmácia e emergência. A professora e pesquisadora Bruna Zappelino Camillo, do UniSENAI, explica que os projetos de mobilidade englobaram protótipos de equipamentos para locomoção que promovem avanços em mobilidade, ergonomia, segurança e conforto, para pacientes e profissionais de saúde.
Já a ferramenta do Lean Healthcare deu suporte à implementação de práticas que visam à diminuição do tempo de atendimento e à maior satisfação de pacientes e acompanhantes. “Os estudantes desenvolveram projetos de melhoria de layout, estudo de aumento de capacidade de processo, melhorias no sistema de sinalização para melhora do fluxo de pacientes utilizando o software Tecnomatix Plant Simulation Siemens para modelagem e simulação de processos sazonais”, detalha a professora.
A proposta do UniSENAI está alinhada à estratégia de inovação do Dona Helena, que fortaleceu sua atuação nesta área com o lançamento do InovaDona, unidade de inovação em saúde instalada no complexo de inovação do Perini Business Park. De acordo com o diretor-geral José Tadeu Chechi, a experiência foi muito positiva. “Na missão do hospital, as atividades voltadas ao ensino e à pesquisa se constituem em valores importantes, e temos enorme satisfação em contribuir com a formação desses alunos.” Tadeu salienta o alto nível dos projetos apresentados, alguns com elevado potencial para futuro aproveitamento, e ressalta a disposição de avançar com a parceria.